Como Manter a Saúde Mental no Isolamento Físico Devido a Pandemia da Covid-19?

O isolamento físico e não “social”, é o termo que tem sido recomendado por nós, profissionais da área de saúde. O que não faltam são inúmeros recursos em nos mantermos socialmentes ativos, principalmente por bastante tempo, estarmos conectados em redes sociais. O isolamento nos impõe diversos desafios, como: problemas de ansiedade, medo, tristeza e incertezas, que trazem várias complicações para a saúde mental.

Lidar com o isolamento vai muito além de “ficar sozinho”. Surge o medo de faltar dinheiro para pagar os boletos, ser demitido do emprego e até o pior: se infectar com COVID-19, que é o medo da própria morte.

Por conta disso, é necessário ter uma série de cuidados com a saúde mental durante a quarentena.

Que tal conferir 6 dicas para preservar sua saúde mental durante o isolamento físico?

 

1. Cuide para as notícias não se tornarem tóxicas

É claro que não podemos deixar de conferir as notícias e nos manter informados das novidades da pandemia de COVID-19. Porém é muito importante se informar com moderação, afinal, de nada irá adiantar entrar no desespero e fazer com que as notícias lhe tirem o sono a ponto de se tornarem extremamente tóxicas.
Para reduzir essa problemática, você pode seguir algumas dicas:

Evite ver notícias antes de dormir

Isso pode influenciar de forma totalmente negativa a sua noite de sono. Como esse momento é extremamente importante para a regulação do organismo, evite comprometê-lo!

Espere começar o dia para se informar

Tem coisa pior do que já iniciar o dia com uma notícia ruim? Com certeza, não! Para evitar constrangimentos e estresse desnecessário, evite olhar as notícias assim que acordar. Inicie seu dia, tome um bom café e só depois se mantenha informado.

Podem parecer dicas simples e bobas, mas que podem ser suas verdadeiras aliadas quando o assunto é cuidar da saúde mental durante o isolamento social.

2. Tome conta de si Mesmo

O isolamento pode trazer à tona uma série de sentimentos: confusão, tristeza, medo, ansiedade. E em meio a esse cenário de incertezas, é comum que muitas pessoas se esqueçam do autocuidado. Cuidar de si mesmo é essencial para manter a saúde mental em dia, principalmente em tempos de quarentena.

Mesmo que o mundo esteja desmoronando, não esqueça que você precisa do seu próprio tempo: cuide do seu corpo, tome aquele banho relaxante que tanto gosta e cultive hábitos positivos.

Uma hora toda essa confusão irá passar (mesmo que não saibamos quando) e você precisará estar pronto para alavancar a vida, como sempre. Não deixe a tristeza e o medo tomarem conta e se dedique com energia e disposição para cuidar de si próprio!

3. Acalme sua mente

Se desesperar não irá resolver nada. Muito pelo contrário! Mas afinal, como manter a mente calma durante o isolamento?

A meditação pode ser uma excelente aliada. Com benefícios comprovados pela ciência, a meditação faz com que a mente relaxe e que a consciência foque no presente, deixando todos os pensamentos ruins de lado. E não precisa ser nenhum monge budista para contar com as vantagens do processo! No Youtube, é possível encontrar uma série de vídeos guiados para iniciantes. 5 minutinhos de meditação durante o seu dia podem fazer uma enorme diferença. Experimente!

4. Não se isole socialmente

Em meio ao isolamento da Pandemia como não se isolar? A verdade é que não é necessário sair na rua para sentir-se acompanhado, embora o ser humano sinta uma enorme falta do contato.

Que tal participar de encontros online e manter o contato com outras pessoas mesmo à distância? Busque grupos do seu interesse, converse com pessoas que estão passando pela mesma situação que você, marque reuniões familiares online, mas JAMAIS fique sozinho!

Os principais problemas de saúde mental do isolamento estão sendo causados, principalmente, pelo distanciamento físico. Aproveite a facilidade das mídias sociais e fique em contato com aqueles que você ama,  mesmo que separados fisicamente. Caso não tenha muitos amigos ou familiares disponíveis, não tem problema. O que não faltam são grupos de apoio na internet. Procure um com o qual se identifique e encontre-se!

5. Cultive hábitos saudáveis

Os hábitos são o verdadeiro segredo da saúde. Afinal, eles permeiam todas as áreas de nossa vida. Confira a lista com hábitos saudáveis para serem adotados durante o isolamento e comece a praticá-los hoje mesmo:

– Pratique exercícios físicos (mesmo que seja dentro de casa);
– Conte com a ajuda da meditação e do controle da respiração para acalmar a mente;
– Faça atividades prazerosas: faz quanto tempo que você não pratica aquele hobby por “falta de tempo”?
– Não deixe de falar com aqueles que você ama, mesmo que os abraços sejam virtuais;
– Aproveite os eventos online para se distrair (sejam eles cursos ou lives de artistas que gosta);
– Tenha uma rotina, mesmo que esteja trancado dentro de casa;
– Cultive uma alimentação mais saudável e foque em alimentos que podem aumentar sua imunidade;
– Aprenda novas coisas e teste suas habilidades.
– Ter hábitos saudáveis e procurar seguir as dicas para manter a saúde em dia nos farão passar por essa pandemia com muito mais saúde e tranquilidade.

6. Arrume a casa de fora e a de dentro

Aproveite esta oportunidade de tempo para colocar em dia a faxina da casa. Normalmente só se faz isto no fim de ano. Quanta coisa pra arrumar e dar uma faxina não é mesmo?

A terapia é a faxina de dentro. Uma grande oportunidade de organizar as poeiras emocionais guardadas no inconsciente. Sentir medo, algumas incertezas se trata de uma reação normal diante do desconhecido, principalmente numa Pandemia que paralisou o mundo. Se o medo se transforma em pânico ou algum comportamento que paralisou a vida, é momento de pedir ajuda psicológica. Muitos afirmam ser a “quarta onda”, os impactos da Pandemia na saúde mental.

E finalmente talvez a maior lição do Covid 19: amadurecer os relacionamentos humanos para que sejamos mais altruístas e felizes.

Psicóloga Fátima Bittencourt

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Vamos conversar?